Escrever para alguns é algo natural e simplório, para outros, um inferno... Portanto se vai prestar vestibular é bom saber escrever uma boa dissertação. Além de escrever bem é necessário usar o bom Português nossa de cada dia, utilizar as regras de ortografia e todas as demais regras da nossa língua. Veja abaixo algumas dicas:
1) Só aborde na introdução e na conclusão o que realmente estiver no desenvolvimento.
A introdução é uma “promessa”. É nela que se apresenta o ponto de vista a ser defendido ou o assunto sobre o qual se discorrerá. Por isso, o que estiver “prometido” ao leitor tem que ser “cumprido” no desenvolvimento. O que se introduz deve-se desenvolver.
Já a conclusão, não nos esqueçamos, é, geralmente, a retomada do ponto de vista, o resumo dos pontos abordados ou a apresentação de propostas que visem a solucionar um problema. Então, só se deve fazer referência a aspectos realmente abordados na dissertação.
Veja abaixo um exemplo de falha. O aluno, na introdução desta redação sobre racismo, tocou em assuntos (grifados) que simplesmente foram ignorados no desenvolvimento:
Vivemos em um mundo capitalista, tendo como principal objetivo o lucro. Muitas vezes para obter esse lucro o homem pratica atos terríveis, como por exemplo o racismo.
Na semana passada foi aberta a Conferência das Nações Unidas na África do Sul para discutir o racismo no mundo. A delegação brasileira apresentou propostas que incluem o estabelecimento de cotas para negros na universidade. Será que isso seria a solução para o fim da discriminação racial?
Sem dúvida, o acesso à universidade é crucial.
No entanto antes disso não seria preciso ter uma boa formação de base, ou seja, não só os negros, mas sim todas as crianças carentes estarem bem preparadas com a educação do ensino fundamental e ensino médio para disputar frente a frente uma vaga nas universidades com pessoas de classes mais elevadas?
Enfim, como vivemos em um mundo capitalista, além de aspirarmos amor, paz, fraternidade, muitas vezes o que mais queremos é uma melhora no setor financeiro. E para que todos possam ter uma chance, vimos que a educação é um meio. Dessarte, não só as pessoas de níveis mais elevados podem conseguir, mas também pessoas carentes, negros, etc.
A introdução é uma “promessa”. É nela que se apresenta o ponto de vista a ser defendido ou o assunto sobre o qual se discorrerá. Por isso, o que estiver “prometido” ao leitor tem que ser “cumprido” no desenvolvimento. O que se introduz deve-se desenvolver.
Já a conclusão, não nos esqueçamos, é, geralmente, a retomada do ponto de vista, o resumo dos pontos abordados ou a apresentação de propostas que visem a solucionar um problema. Então, só se deve fazer referência a aspectos realmente abordados na dissertação.
Veja abaixo um exemplo de falha. O aluno, na introdução desta redação sobre racismo, tocou em assuntos (grifados) que simplesmente foram ignorados no desenvolvimento:
Vivemos em um mundo capitalista, tendo como principal objetivo o lucro. Muitas vezes para obter esse lucro o homem pratica atos terríveis, como por exemplo o racismo.
Na semana passada foi aberta a Conferência das Nações Unidas na África do Sul para discutir o racismo no mundo. A delegação brasileira apresentou propostas que incluem o estabelecimento de cotas para negros na universidade. Será que isso seria a solução para o fim da discriminação racial?
Sem dúvida, o acesso à universidade é crucial.
No entanto antes disso não seria preciso ter uma boa formação de base, ou seja, não só os negros, mas sim todas as crianças carentes estarem bem preparadas com a educação do ensino fundamental e ensino médio para disputar frente a frente uma vaga nas universidades com pessoas de classes mais elevadas?
Enfim, como vivemos em um mundo capitalista, além de aspirarmos amor, paz, fraternidade, muitas vezes o que mais queremos é uma melhora no setor financeiro. E para que todos possam ter uma chance, vimos que a educação é um meio. Dessarte, não só as pessoas de níveis mais elevados podem conseguir, mas também pessoas carentes, negros, etc.
2) Evite períodos muito longos ou seqüências de frases muito curtas.
O equilíbrio e o bom senso são fundamentais na dissertação. Assim como frases grandes demais são evitáveis, as seqüências de minifrases também o são. Numa dissertação de vestibular, uma boa média de tamanho de cada frase é a de duas linhas e meia ou três linhas.
Isso não quer dizer, no entanto, que lhe seja proibido utilizar, de vez em quando, uma frase curta, de meia linha, por exemplo. Quanto mais você escrever, mais naturalmente serão produzidos os períodos, cujos tamanhos lhe agradarão ou desagradarão intuitivamente. A redação e o automóvel têm algo em comum: quanto mais dirigimos um carro, menos temos que pensar para fazê-lo. Torna-se algo natural. Veja um exemplo de frase “grandinha” demais:
Em vista dos argumentos mencionados, vemos que o problema não deve ser analisado como caso para uma retaliação militar. Antes de ser tomada uma medida tão drástica como essa, devem-se buscar exemplos históricos que indiquem providências a serem ou não reutilizadas, o que, com certeza, traria maior respeito aos Estados Unidos, que, ao invés de ser protagonista de uma destruição vingativa e desnecessária, poderia demonstrar seu nível de desenvolvimento resolvendo a questão de uma maneira pacífica e eficaz.
Ufa! Haja fôlego para ler um período desses! Que tal fazermos uma reconstrução, para que o leitor consiga lê-lo sem perder a capacidade de respirar?
Em vista dos argumentos mencionados, vemos que o problema não deve ser analisado como caso para uma retaliação militar. Antes de ser tomada uma medida tão drástica como essa, devem-se buscar exemplos históricos que indiquem providências a serem ou não reutilizadas.
Isso, com certeza, traria maior respeito aos Estados Unidos. O país, em vez de ser protagonista de uma destruição vingativa e desnecessária, poderia demonstrar seu nível de desenvolvimento resolvendo a questão de uma maneira pacífica e eficaz.
3) Evite, nas dissertações tradicionais, dirigir-se ao leitor.
Ao elaborar uma dissertação – principalmente a expositiva –, evite dirigir-se, por meio de verbos no imperativo, ao leitor. A modalidade, porém, em que esse relacionamento direto com o interlocutor é obrigatório é a carta argumentativa. Repare neste exemplo de imperativo indesejável na dissertação tradicional:
Veja o exemplo tupiniquim. Só porque ela (a água) é abundante tanto na forma de rios, quanto de lençóis (Botucatu), podemos destruí-la?
Como poderíamos “quebrar” esse tratamento direto ao leitor? É simples: uma partícula apassivadora já resolveria o problema:
Veja-se o exemplo tupiniquim. Só porque ela (a água) é abundante tanto na forma de rios, quanto de lençóis (Botucatu), podemos destruí-la?
4) Evite as repetições exageradas e umas próximas das outras.
Você já sabe que o equilíbrio é uma das principais virtudes de um redator. Por isso, repetir exageradamente palavras, expressões e terminações vocabulares é, obviamente, algo a ser evitado ao máximo. Tome cuidado principalmente com a repetição de sons finais (ecos), de verbos no gerúndio, da palavra “que” e de vocábulos em geral.
Observação: lutar contra a repetição exagerada não implica abolir o uso do gerúndio e da palavra “que”, por exemplo, como interpretam erroneamente tantos alunos. Vamos ver algumas repetições desagradáveis? Comecemos pelos ecos:
A atuação dos meios de comunicação diante das denúncias de corrupção aumentou a percepção crítica da população.
Poderíamos evitá-los pela substituição de algumas palavras:
O procedimento da mídia diante das denúncias de corrupção aumentou o senso crítico das pessoas.
Vejamos agora um exemplo de repetição exagerada do gerúndio:
Uma revelação do esporte brasileiro está sendo Guga, que em tão pouco tempo conseguiu vitórias inéditas com o tênis e está sendo o representante brasileiro mais árduo atuando fora e conquistando o coração dos brasileiros.
O período, bem “grandinho”, ficaria melhor se fosse dividido em duas frases e se fosse reestruturado de maneira a evitar o “gerundismo”:
Uma revelação do esporte brasileiro é Guga, que em tão pouco tempo conseguiu vitórias inéditas com o tênis. Ele é o representante brasileiro mais árduo no exterior e conquistou o coração dos brasileiros.
Veja agora como o “que” usado exageradamente torna a leitura desagradável:
Vários cientistas dizem que a clonagem humana, que é um avanço científico inevitável, tem que ser explorada de maneira que a dignidade das pessoas seja respeitada.
Basta um pouco de criatividade e bom senso para evitar o “queísmo”:
Segundo vários cientistas, a clonagem humana, f um avanço científico inevitável, deve ser explorada sem a dignidade das pessoas ser prejudicada.
A repetição de palavras também deixa a leitura desagradável. Repare:
Alguns constatam que a clonagem em humanos, para apenas reproduzir novos seres, pode ser perigosa, pois ela não está livre de produzir seres anômalos. Cite-se o exemplo da ovelha Dolly. Dos 276 embriões manipulados, apenas 29 sobreviveram para serem implantados em ovelhas, e desses somente um teve a reprodução efetivada. Então, da mesma maneira que o sucesso dessa tecnologia nos animais foi custoso, o mesmo pode ocorrer no projeto que envolve humanos.
Entretanto, no ano passado, cientistas apresentaram à sociedade o projeto Genoma, que consistiu na "leitura" dos cromossomos humanos. Com esse projeto da ciência, no futuro, eles pretendem identificar as funções de cada cromossomo, para depois corrigir os erros genéticos. Esses erros talvez possam ser corrigidos com a "clonagem terapêutica", que visa à regeneração de órgãos e tecidos danificados. A conciliação do projeto Genoma com a clonagem terapêutica pode resultar em uma grande conquista científica.
Poderíamos evitar as repetições exageradas e muito próximas por meio da substituição e da omissão (f) de algumas palavras:
Alguns constatam que a clonagem em humanos, para apenas reproduzir novos seres, pode ser perigosa, pois ela não está livre de produzir resultados anômalos. Cite-se o exemplo da ovelha Dolly. Dos 276 embriões manipulados, apenas 29 sobreviveram para serem implantados em ovelhas, e desses somente um teve a reprodução efetivada. Então, da mesma maneira que o sucesso dessa tecnologia nos animais foi custoso, o mesmo pode ocorrer no projeto que envolve humanos.
Entretanto, no ano passado, cientistas apresentaram à sociedade o projeto Genoma, que consistiu na "leitura" dos cromossomos humanos. Com esse avanço da ciência, no futuro, eles pretendem identificar as funções de cada cromossomo, para depois corrigir os erros genéticos. Essas falhas talvez possam ser corrigidas com a "clonagem terapêutica", que visa à regeneração de órgãos e tecidos danificados. A conciliação do f Genoma com a clonagem terapêutica pode resultar em uma grande conquista científica.
5) Mantenha-se rigorosamente “dentro” do tema.
Há um critério de avaliação de redações que, sem dúvida alguma, é considerado por qualquer banca examinadora como um dos mais importantes: a adequação ao tema proposto. Você deve, portanto, dedicar atenção especial à leitura do tema e da proposta de redação, a fim de adaptar-se perfeitamente a eles. Quer ver um exemplo de tema do qual é fácil fugir? Leia este, cobrado pela UEL:
Os quadrinhos acima fazem referência a dois aspectos que vêm sendo destacados nas críticas ao telejornalismo no Brasil: por um lado, o pequeno espaço dedicado à informação e à crítica, substituídas pelo sensacionalismo; por outro, a aprovação dos telespectadores, que resulta em aumento de audiência. Em um texto de 20 a 25 linhas, exponha seu ponto de vista sobre as características do telejornalismo destacadas e sobre a atitude e o gosto dos telespectadores.
Essa proposta de redação abrigava uma pequena armadilha: muitos vestibulandos, ao notar nos quadrinhos uma crítica à televisão, não hesitaram em escrever sobre a baixa qualidade da programação televisiva em geral. Entretanto, como se pode perceber pela delimitação proposta no exercício, o candidato deveria opinar sobre “as características do telejornalismo destacadas”. Logo, críticas a programas de auditório e a novelas, como havia em tantas dissertações, constituiriam fuga ao tema.
6) Evite jargões.
Cuidado com frases e expressões desgastadas. Fuja das construções que, de tão repetidas pelas pessoas, tornaram-se fossilizadas. É importante que você demonstre na sua dissertação que tem senso crítico para discernir as idéias e frases “batidas” daquelas que não se desgastaram pela exaustiva repetição. Observe este exemplo:
A criança deve ser respeitada. Seus direitos são garantidos pela Carta Magna, que prevê respeito, educação, alimentação, dignidade e carinho a todas elas. Todos devem conscientizar-se de que a criança é o futuro do Brasil. É no sorriso da criança que vemos a esperança da nação.
Batido, hem? Frases como “A união faz a força”, “Só o amor constrói”, “Cada um deve fazer a sua parte”, etc. são dispensáveis na dissertação. Elas só demonstrarão que você é simplesmente mais um que repete, repete e repete construções desgastadas.
7) Evite as tautologias.
Tautologia é o reforço desnecessário de uma informação ou a repetição, na mesma frase, de uma idéia já expressa por uma sentença. Cuidado com ela! Observe este exemplo:
Obteve para o Brasil inúmeras vitórias, mas um grave acidente fatal o fez parar no auge de sua carreira. Com sua morte, outro piloto está defendendo a bandeira em seu lugar, mas os brasileiros não o aceitam da mesma forma.
Certamente você nunca viu um acidente fatal que não tenha sido grave. Então, para que escrever “grave acidente fatal”? Seria mais sensato escrever simplesmente “acidente fatal” ou “acidente grave”. As possibilidades de tautologia são infinitas: “elo de ligação”, “desenvolvimento progressivo”, “acabamento final”, “destaque excepcional”, etc. Capriche na revisão e evite-as.
8) Utilize exemplos e citações relevantes.
Sabemos que a exemplificação e a citação na dissertação são muito importantes para ilustrar as idéias discutidas. Entretanto, você só deve utilizar exemplos e menções realmente importantes e condizentes com o tema abordado. Se citar alguém, prefira uma pessoa cuja opinião seja importante para o assunto (o parecer de um sociólogo, por exemplo, é mais importante que o de um professor de Matemática se o assunto for “problemas sociais”).
Se utilizar exemplos, que sejam, de preferência, de abrangência estadual, nacional ou internacional e de importância comprovada para a ilustração das idéias. Se escrever sobre a violência no Brasil, por exemplo, será muito mais proveitoso mencionar exemplos que despertem a preocupação nacional do que aqueles que se restrinjam a um bairro de determinada cidade como neste exemplo:
E a violência não ocorre somente em localidades pobres. Na Rua Asciata, no município de Bons Ofícios, por exemplo, ocorreram vários assaltos e assassinatos no ano passado.
9) Não use a sua religião como argumento.
Algumas pessoas incorrem na falha de, numa dissertação objetiva, utilizar argumentos religiosos a fim de comprovar a tese. Lembre-se: informações e/ou argumentos bíblicos devem ser utilizados no âmbito religioso. Numa redação objetiva de vestibular, busque outros recursos. Veja um exemplo de argumentação religiosa utilizada em redação de vestibular:
É difícil compreender como uma pessoa pode ser favorável ao aborto. As Sagradas Escrituras prevêem sérias punições aos que ousam ceifar a vida humana, tarefa que cabe exclusivamente a Deus, nosso Criador.
10) Fuja das palavras muito “fortes”.
Equilíbrio: característica fundamental da dissertação. Não deixe que, na sua dissertação, surjam palavras exageradamente expressivas. Você pode manifestar uma opinião favorável ou contrária a determinado assunto por meio de palavras menos emotivas. Veja como, no trecho abaixo, o aluno-escritor “forçou” na expressividade:
É interessante, porém, que, mais que não olhar para as conseqüências, os responsáveis se deixem levar pela sua falsa segurança (o dinheiro) e continuem com sua conduta, imperceptível aos próprios, putrefata em relação à humanidade.
Ele poderia empregar as palavras “negativa” ou “injusta”, que seriam mais “calmas”...
11) Evite gírias, termos coloquiais e estrangeirismos não-incorporados ao português.
Toda comissão avaliadora de redações levará em consideração se o aluno se adaptou à modalidade escrita de texto, que, por natureza, é mais formal que a falada. Por isso, não são bem-vindas expressões coloquiais demais (típicas da linguagem do bate-papo), como gírias e palavrões.
É bom lembrar, porém, que, se você escrever uma carta a um estudante de Ensino Médio, por exemplo, a utilização de um ou outro termo coloquial – próprio do universo lingüístico do interlocutor – não constituirá problema (desde que não haja exagero, obviamente). Quanto a palavras e expressões estrangeiras, só as utilize se houver necessidade e, de preferência, se forem comuns ao leitor em geral ou ao leitor específico, caso se escreva uma carta. Veja um exemplo do que não se deve fazer:
O Governo defende a privatização, considerando-a como a salvação de uma sociedade em crise. Mas na verdade tudo isso é bobeira. Os caras querem, na verdade, torrar todo o dinheiro que a venda das estatais vai gerar e deixar o povo, como sempre, out.
O trecho ficaria bem melhor assim:
O Governo defende a privatização, considerando-a como a salvação de uma sociedade em crise. Mas na verdade a maioria dos argumentos não procede. Alguns políticos querem, na verdade, gastar todo o dinheiro que a venda das estatais vai gerar e deixar o povo, como sempre, desamparado.
12) Linguagem rebuscada também é evitável.
Assim como o coloquialismo é evitável na modalidade escrita de texto, os preciosismos e a linguagem muito “enfeitada” não devem ser utilizados. Não utilize a redação para demonstrar ao corretor que tenha decorado algumas palavras “difíceis”, como se isso comprovasse a sua habilidade textual. A sua linguagem deve ser simples, clara e adequada às regras da norma culta do português. Não escreva um texto como este:
O Governo, por meio de sua Carta Magna, já tornou perfunctórios os processos de privatização, como se o exício do fulgor estatal na economia não obstasse ao desenvolvimento.
Um como este ficaria melhor:
O Governo, por meio de sua Constituição, já tornou comuns os processos de privatização, como se a queda da influência estatal na economia não obstasse ao desenvolvimento.
13) Evite a argumentação generalizadora e baseada no senso comum.
Para sustentar uma opinião, você deve, como já vimos, apresentar argumentos sólidos, racionais e convincentes. Por isso, fique longe da argumentação sem embasamento, fruto de puro “achismo”, respaldada somente no senso comum (conjunto de opiniões mantido por tradição entre a maioria das pessoas, que o aceitam acrítica e passivamente).
É própria do senso comum, por exemplo, a generalização equivocada, que é a atribuição de uma característica a toda uma classe a partir de pequeno exemplário (diferentemente do que se faz por meio do método indutivo de raciocínio, que é baseado em argumentação coerente). Cuidado ao escrever “todos”, “nenhum”, “sempre” e “nunca”! Será que realmente são todos? Nenhum mesmo? Sempre, sem exceção? Nunca, nem uma vez? Evite afirmações como esta:
Será muito difícil reverter a atual situação na política do Brasil, uma vez que os políticos só pensam em roubar e em atender a seus próprios interesses.
Ora. Nós sabemos que nem todos os políticos só pensam em roubar. Não é? É... Bom, seria melhor trocar “os políticos” por alguns políticos.
14) Não seja radical.
Você já deve estar cansado de ouvir o seu professor dizer que o equilíbrio é importante na dissertação. Então, deve saber que opiniões radicais são evitáveis na redação (aliás, não só na redação... na vida!). Confira o pessimismo deste aluno:
Como se pode notar, o Brasil não tem mais chance de retroceder. Já está tudo acabado, e só nos resta esperar a destruição total.
Certamente os corretores da prova que abrigava esse trecho não se sentiram nada esperançosos. Haja Prozac...
15) Cuidado com palavras duvidosas.
Só utilize palavras de cujo sentido você tenha a absoluta certeza! Se escolher uma palavra com a qual não esteja acostumado – que não conheça muito bem –, você corre o risco de expressar uma idéia bem diferente da desejada, como fez o autor deste trecho:
Para despertar a atenção do mundo a esse problema, a Conferência Internacional de Durban, na África do Sul, apresentou-se reivindicando, além dos fatores já citados, a falta da mobilização social. Muitas pessoas - inclusive algumas que acreditam viver em um país onde não há racismo - ainda se mantêm paralisadas em relação à discriminação racial.
A Conferência Internacional sobre Racismo, em Durban, obviamente não “reivindicou” a falta de mobilização social. Muito pelo contrário, seus integrantes criticaram-na. “Reivindicar” significa “pedir”, “exigir”, “solicitar”.
Muito grato pela visita, bons estudos e boa sorte!
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Fique com Deus,
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Seja bem-vindo(a) e volte sempre...
Roberto Santos
4 comentários:
gostei das observações, pois escrever bem é uma arte, e pensar no que colocar no papel é muito importante, para expressar com clareza.
Isto q falaram foi um lixo eu queria era a dissertação ñ as dicas de como a escreve-la
Esses vagabundos senvergonhos fazendo eu perder tempo....
Parabéns!!!! Gostei muito das dicas!
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