Seja muito bem vindo(a)

Este blog é dedicado a todos aqueles que queiram aprender ou dividir conhecimento.

Sinta-se a vontade para pesquisar, baixar arquivos, divertir-se e aprender... Divida seus conhecimentos também deixando suas mensagens.

Grato pela visita!
Volte sempre...
Roberto Santos



Visite também o
POCKET ENGLISH e estude Inglês!

Pesquise Aqui

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Inscrições ENEM e Atualidades...

Já recebeu seu número de inscrição e local da prova?
Hoje recebi por SMS... Caso não tenham recebido nada, principalmente por causa da greve dos correios... Liguem para o número: 0800 616161

Roberto Santos




Governo chinês promete reduzir emissão de gases estufa

Nova York, 22 set (Lusa) - A China comprometeu-se na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, a reduzir a importância do carbono no crescimento de sua economia e a desenvolver outras medidas "ambiciosas" para reduzir as emissões de gases estufa até 2020.

Em discurso na cúpula da ONU sobre alterações climáticas, que acontece em Nova York antecipando a Assembleia-geral das Nações Unidas, o presidente chinês, Hu Jintao, realçou o compromisso de Pequim no combate às alterações climáticas, comprometendo-se a reduzir "significativamente" as emissões até 2020 em relação aos níveis de 2005.

Num dos discursos mais aguardados do dia, assim como o de Barack Obama, o chefe de Estado chinês assegurou que a China vai desenvolver "passos práticos e determinados" para incentivar a energia nuclear, melhorar a eficiência energética através da aposta nas energias renováveis e reduzir "por uma margem notável" a importância do carbono no crescimento econômico do país.

Peso

Entretanto, Jintao ressaltou que não pode ser pedido às nações em desenvolvimento que "assumam obrigações que ultrapassem o seu estado de desenvolvimento".

Atualmente, a China é o principal emissor de gases estufa, à frente dos Estados Unidos. As duas nações são responsáveis por 40% das emissões globais de dióxido de carbono.

Numa reação as declarações de Jintao, o enviado especial norte-americano para as alterações climáticas mostrou-se cauteloso e lembrou que "tudo depende da amplitude" das medidas que o agora maior emissor de GEE quer aplicar.

Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou estar determinado a agir contra o aquecimento global, mas reconheceu que o mais difícil ainda está por fazer até à cúpula em Copenhague, onde a comunidade internacional tentará carimbar um novo acordo climático pós-Kyoto.

"A ameaça das mudanças climáticas é séria, é urgente e aumenta. E o tempo que temos para contrariar a maré esta a acabar", destacou, pedindo a países emergentes como a China e a Índia que façam também sua parte e adotem ações vigorosas contra o aquecimento global.

Se a comunidade internacional não agir de forma "audaciosa, rápida e em conjunto", as gerações futuras caminham para "uma catástrofe irreversível", advertiu Obama, reiterando o compromisso dos EUA de cumprir as suas "responsabilidades em relação às gerações futuras".

Fracasso

Ao inaugurar a reunião preparatória em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou perante cerca de uma centena de chefes de Estado e de governo que um fracasso da cúpula de Copenhague seria "moralmente indesculpável, de vistas-curtas em termos econômicos e politicamente mal-avisado".

Ki-moon lembrou que "as alterações climáticas são a questão dominante da geopolítica e economia mundiais do século 21, uma questão que afeta a equação mundial do desenvolvimento, da paz e da prosperidade".

As negociações para Copenhague continuam num impasse, pois os países desenvolvidos não assumem compromissos significativos de corte de emissões, enquanto os países pobres e em desenvolvimento recusam aceitar limites de emissões, alegando que tal prejudicaria seu desenvolvimento econômico.

Com ainda três semanas de negociação pela frente, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, criticou o atual impasse. "Estamos no caminho do fracasso se continuarmos a atuar como o temos vindo a fazer", frisou.

Uma crítica também expressa pelo presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) e Prêmio Nobel da Paz em 2007, Rajendra Pachauri, afirmando que "a ciência já não permite o luxo de não fazermos nada".

A menos de três meses da reunião de Copenhague, que acontecerá entre 7 e 18 de dezembro, cresce a pressão para limitar as emissões dos gases estufa, com os EUA no centro das atenções e alvo de críticas pela lentidão do Congresso norte-americano em agir.

Os europeus já decidiram reduzir em 20% as emissões poluentes até 2020, em relação aos níveis de 1990. Em sua cúpula de julho, numa declaração conjunta o G8 também prometeu reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 80% até 2050.

Com isso, a reunião sobre o clima foi convocada por Ban Ki-moon numa tentativa de dar novo impulso político ao processo de preparação de um novo acordo global, com compromissos específicos de redução de emissões.

Fonte: UOL


Muito grato pela visita, bons estudos e boa sorte!
Deixe seus comentários.


Fique com Deus,
Seja bem-vindo(a) e volte sempre...


Roberto Santos

1 comentários:

Manoel Sidério disse...

Sr. Roberto, achei interessante seu blog, mas o senhor ainda não visitou o meu, está convidado, sucesso. manoel.siderio@blospot.com

Postar um comentário